Nos últimos meses, Mato Grosso do Sul enfrenta extremos diante das condições climáticas, do frio ao calor e os índices preocupantes de umidade relativa do ar. Na quarta-feira (4), Água Clara registrou manhã gelada de 13°C e tarde de 40,9°C, aliado a umidade do ar em 8%.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a região lidera as extremidades no Estado, tanto de menor mínima quanto de máxima do dia. A amplitude térmica é de 27,9%.
Já a menor umidade relativa do ar foi marcara em Paranaíba, de 7%, sendo uma das menores do Brasil. A cidade amanheceu com mínima de 16,8°C e alcançou a máxima de 39,6°C.
Entram na lista de maiores temperaturas do dia as cidades de Pedro Gomes (40,8°C), Três Lagoas (39,9°C), Nova Alvorada do Sul (39,6°C), Ribas do Rio Pardo (39,3°C), Rio Brilhante (39,3°C) e Aquidauana (39,1°C).
Declínio de temperatura e onda de calor
Enquanto a região pantaneira, central, sul, sudoeste e sudeste estão no alerta de declínio de temperatura, a região norte e bolsão estão no aviso da onda de calor. Enquanto uma região deve ter queda de 3 a 5°C abaixo da média, a outra tem elevação de 5°C.
Esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%, principalmente nas regiões norte e bolsão.
Contudo, a previsão indica que as temperaturas voltam a ficar altas em todo o Estado no fim de semana.