spot_img
InícioPolíciaFamília perde de carro a documento em lama de...

Família perde de carro a documento em lama de barragem rompida em Campo Grande: ’35 anos de vida perdidos’

Uma família que vive em uma propriedade rural nas proximidades do loteamento de luxo, Nasa Park, viu o trabalho de 35 anos sendo destruído em minutos, nesta terça-feira (20). A casa deles foi atingida pela enxurrada de uma represa do condomínio, após uma barragem romper.

Eles só tiveram tempo de sair correndo, com a roupa do corpo e um dos carros da família. O outro veículo, móveis, eletrodomésticos e até documentos, foram levados pela enxurrada. Em alguns cômodos a água chegou quase até o teto da casa.

“É muito triste, são 35 anos construindo uma vida para acabar assim, eu estou só com a roupa do corpo, pertences, cartão de crédito e documentos foram tudo embora”, conta a trabalhadora rural Luzia Ramos do Prado, 60.

A casa da família fica a cerca de 3 km do loteamento de luxo, onde a represa era usada para lazer das famílias. A residência de Luzia foi totalmente danificada, além das marcas de água na parede, a lama destruiu todos os itens pessoais, carro e ainda danificou a estrutura da casa, que agora tem várias rachaduras.

https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2024/08/20121838/casa-destruida_alicce-2-1024x576.jpg
interior da casa (Foto: Alicce Rodrigues/Midiamax)

“Isso aqui é uma tragédia anunciada. Era um rio imenso, e ai chegaram esses poderosos, fizeram essa barragem para o lazer de elite deles, sabe? Coisa de rico que a Justiça não faz nada”, diz a trabalhadora, em sofrimento com a situação.

Entenda onde fica o loteamento de luxo (Foto: Midiamax)

‘Só deu tempo de fugir’

Morador da região conta que vive com a mãe e três crianças em uma casa na área rural. Ele recebeu um aviso do cunhado sobre o rompimento da barragem, mas em 4 minutos a água invadiu toda a casa.

“Só tive tempo de colocar a família no carro e fugir”, contou o morador, ainda em choque com toda a situação. Os trabalhadores ainda contam que ouviram um estrondo muito alto, pouco antes da água se espalhar.

https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2024/08/20121834/casa-destruida_alicce-1-1024x576.jpg
carro destruído(Foto: Alicce Rodrigues/Midiamax)

“O sentimento é de revolta, é um descaso com a nossa população. Essa tragédia já estava anunciada, ali onde eu moro tem cerca de 10 casas, com certeza a água invadiu e destruiu tudo”, conta outro morador da região.

https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2024/08/20121842/casa-destruida_alicce-3-1024x576.jpg
interior da casa (Foto: Alicce Rodrigues/Midiamax)

Casa na área rural destruída pela água

Imagens enviadas ao site Midiamax mostram a casa de um trabalhador de propriedade rural totalmente devastada pela enxurrada da água da represa. A barragem se rompeu nesta manhã, e pouco tempo depois, imagens mostram a lagoa do condomínio praticamente seca.

A água desceu em correnteza forte, destruindo tudo que encontrava pelo caminho. É possível ver a marca da passagem da água que ficou em cerca de um metro da casa, destruindo móveis, eletrodomésticos e deixando muita lama pelo local.

Imagens aéreas mostram lago seco (Defesa Civil)

BR-163 é liberada em pare e siga de veículos e Desvio pela MS-010

Cerca de duas horas após o rompimento da barragem de represa no loteamento Nasa Park, em Jaraguai, o tráfego na BR-163, foi liberado para tráfego de veículos em pare e siga. A interdição ocorre no km 500 da rodovia, próximo a Campo Grande.

De acordo com a CCR MSVia, concessionária da via, a alternativa para quem vai de Campo Grande para Jaraguari ou volta do município para a Capital, é ir por Rochedinho. A alternativa é a MS-010, na ida, indo pelo km 511 da BR-163. O caminho é, em média, 40 a 50 km mais longo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img