Luiz Felipe Aquino, Lucas Kanashiro e Thays de Souza, atletas de Mato Grosso do Sul, vão representar o estado no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, em Querétaro, no México. A competição será de 25 a 28 de julho, entre atletas de elite nas categorias cadete (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), além de competidores até 22 anos lutando pela classificação no Ranking Pan-Americano.
Nas modalidades de Kyorugui (luta) e Poomsae (formas), os embates serão no Centro de Raqueta, Parque Querétaro 2000.
No topo do ranking nacional, Thays de Souza, de Chapadão do Sul, vai lutar na categoria Poomsae Trio. A jovem se consagrou campeão estadual na cadete e na Copa Regional Centro-Oeste.
Lucas assegurou a vaga no Pan após ser campeão da categoria juvenil (até 45 kg), no President’s Cup 2023. Luiz Felipe, que luta na Sub-22 (até 58 kg) foi campeão do Ecuador Open, em junho, além de campeão estadual em 2024. A dupla será acompanhada pelo técnico Fábio Costa.
A disputa, além de somar pontos ao ranking, servirá como uma etapa determinante para a classificação aos Jogos Pan-Americanos de 2025 em Assunção, no Paraguai.