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Pedágio em rodovias alternativas devolve milhares de caminhões à BR-163 em MS

Dados relativos ao tráfego de veículos pesados na BR-163 no segundo trimestre deste ano mostram que o início da cobrança de pedágio na BR-158 e na MS-112, na região nordeste do Estado, está devolvendo milhares de caminhoneiros à BR-163, beneficiando os cofres da concessionária CCR-MS Via, que está prestes a renovar o contrato para exploração da rodovia.

A cobrança de pedágio nas três praças da BR-158 e nas duas da MS-112, de R$ 12,90 por eixo, começou em meados de fevereiro deste ano. As rodovias serviam como uma espécie de alternativa para caminhoneiros que vão ou vem de Mato Grosso e fugiam do pedágio na rodovia federal. Na BR-163, a maior tarifa por eixo é de R$ 9,40.

Dados da CCR mostram que o tráfego de caminhões no segundo trimestre deste ano na comparação com igual período do ano passado aumentou em 8,7% na praça de pedágio da BR-163 em Pedro Gomes. E o aumento só não é maior porque neste ano a safra de grãos no estado vizinho foi menor que no ano passado. No mesmo período, o volume de carros de passeio aumentou em apenas 1%, passando de 149,6 mil veículos para 151,1 mil.

Nos meses de abril, maio e junho do ano passado foram 191.537 caminhões e carretas que pagaram pedágio na região de Sonora. Neste ano, o total aumentou para 208.305. Isso significa quase 17 mil veículos pesados a mais na 163 no segundo trimestre deste ano. Supondo que todos fossem de sete eixos, o faturamento da CCR teve incremento da ordem de R$ 820 mil somente naquela praça.

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