A Cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste participou da Semana ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) entre os dias 13 e 19 de maio. Ao longo destes dias, a cooperativa promoveu atividades educativas e levou a educação financeira para mais de 7,4 mil crianças nas cidades onde atua nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.
Com o tema “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul”, a Semana ENEF teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar das finanças pessoais e, ao mesmo tempo, incentivar a solidariedade em relação aos irmãos do Rio Grande do Sul, que enfrentam os desafios causados pelos desastres naturais.
Durante a semana, foram realizadas palestras, jogos educativos e atividades interativas, com o intuito de ensinar conceitos básicos de educação financeira, como a importância de poupar, planejar e tomar decisões conscientes sobre o uso do dinheiro. Além disso, a cooperativa incentivou as crianças a praticarem a solidariedade, arrecadando doações para auxiliar as famílias afetadas no Rio Grande do Sul.
Para o presidente da Cooperativa, Jaime Antonio Rohr, a educação financeira é um diferencial para o desenvolvimento pessoal e precisa ser incentivada desde cedo. “Acreditamos que a educação financeira é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e jovens. Ao promover a Semana ENEF, estamos investindo no futuro, capacitando as crianças a tomar decisões financeiras responsáveis e incentivando a solidariedade em nossa comunidade”, destacou.
“Ações como esta reafirmam nosso compromisso com a educação financeira e o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos. É um trabalho contínuo, onde buscamos promover a conscientização durante todo o ano e incentivar a solidariedade entre as crianças e jovens, através dos princípios do cooperativismo”, completou o presidente.
Em Mato Grosso do Sul, as atividades foram desenvolvidas nos municípios de Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Sonora, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste. No Estado de Goiás, a Semana ENEF contemplou os municípios de Anápolis, Ceres, Chapadão do Céu, Goianésia, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Mineiros, Niquelândia, Piracanjuba, Porangatu, Rialma, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.
Semana ENEF x Sicredi
Responsável por 65% das ações realizadas nas duas mais recentes edições da Semana ENEF, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 7,5 milhões de associados e atuação em todo o Brasil, realizou mais de 3,7 mil iniciativas somente no último ano, alcançando mais de 21 milhões de pessoas.
Neste ano, por meio da sua Fundação, lançou um site de fomento à educação financeira. Integrando as iniciativas relacionadas à 11ª Semana Nacional de Educação Financeira cujo tema é: “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul” – alterado após as enchentes que atingiram o estado e incorporando a solidariedade -, o site disponibiliza, de forma gratuita, cursos e conteúdos educacionais, além de um diagnóstico de saúde financeira para os associados.