Representantes de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2024, Costa Rica e Operário já têm uma ideia dos possíveis adversários na estreia da competição. A distribuição dos 80 clubes participantes da primeira fase foi determinada com base no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), dividindo em 8 potes, cada um contendo 10 clubes. A primeira fase da competição será realizada em jogo único, nos dias 21 e 28 de fevereiro.
Melhor colocado do Estado no ranking da CBF, o Operário Futebol Cluber está no Pote F, ao lado do xará de MT, Humaitá-AC, Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Porto Velho-RO, Anápolis-GO, Rio Branco-AC e Iguatu-CE.
Já o atual campeão estadual, Costa Rica está no Pote G ao lado de Athletic-MG, Nova Venécia-ES, Maranhão-MA, Itabaiana-SE, Murici-AL, River-PI, GAS-RR, Villa Nova-MG e Ji-Paraná-RO.
O sorteio dos confrontos será feito entre os potes A, B, C e D, sendo que os times presentes nesses potes precisarão apenas de um empate para avançar. Já as equipes dos potes E, F, G e H, onde estão os times de MS, precisarão vencer a partida para conquistar a classificação, se houver empate no tempo regulamentar, o time visitante avança. Os cruzamentos dos jogos seguirão a seguinte ordem: A x E, B x F, C x G e D x H.
Para o Operário-MS, que está no Pote F, o adversário sairá do Pote B, onde estão: Juventude, Sport, CRB, Criciúma, Sampaio Corrêa-MA, Tombense, Ituano, ABC, Remo e Operário-PR, este último reeditando o confronto da edição anterior, quando o Galo de Campo Grande levou a melhor.
Já o Costa Rica, presente no Pote G, terá pela frente uma equipe do Pote C, que são: Botafogo-SP, Brusque-SC, Paysandu, Volta Redonda-RJ, Ypiranga-RS, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Brasiliense, América-RN e Aparecidense-GO.
É importante destacar que Ceará, Vitória, Goiás, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino e Athletico-PR entrarão diretamente na 3ª fase, por serem os melhores do Campeonato Brasileiro e campeões da Série B, Copa do Nordeste, Copa Verde, Copa do Brasil e Libertadores de 2023.
A expectativa é de que o sorteio dos confrontos dos jogos da primeira fase ocorra nos próximos dias. Pela participação, Operário e Costa Rica já tem garantidos R$ 750 mil, cada. Caso avancem para a segunda fase, cada clube poderá embolsar mais R$ 900 mil.
Por Jhefferson Gamarra – Campo Grande News