spot_img
InícioChapadão do SulPrevisão do tempo para abril: Chapadão do Sul poderá...

Previsão do tempo para abril: Chapadão do Sul poderá chegar a 33º hoje

O mês de abril será marcado pela transição de fenômenos climáticos. O Oceano Pacífico ainda está aquecido, o que configura a permanência do fenômeno El Niño, mas há um resfriamento contínuo, que, em pouco tempo, deve levar a um período de neutralidade. É cada vez maior a chance do La Niña se estabelecer entre junho e agosto.

As temperaturas seguirão acima da média ao longo do mês, mas não devem ocorrer ondas de calor intenso. “A média de abril terá temperaturas acima da climatologia e dentro desse período teremos oscilações térmicas, com ondas de frio e períodos de calor”, explica Willians Bini, meteorologista e CCO (Climate Chief Officer) da FieldPro.

Saiba o que a meteorologia prevê para cada região do Brasil

Sul

As condições são de chuva acima da média por causa do El Niño ativo, o que favorece a dinâmica de chuvas na região. Não são descartadas frentes frias que façam chover mais do que o normal, com possibilidade de causar transtornos. A temperatura seguirá acima dos padrões para o mês nos três Estados da região.

Sudeste

Há uma transição presente nos próximos dias na região. Chuvas são previstas, mas não devem ser generalizadas e regulares, como foram no verão. “Há uma mudança de padrão e as chuvas vão começar a perder intensidade”, diz Bini.

Alguns picos de calor são previstos mas a tendência é de mudança nas temperaturas. As ondas de calor que fizeram os termômetros beirarem os 40ºC não devem ocorrer mais. Dias quentes e ensolarados serão comuns, mas sem calor excessivo.

Centro-Oeste

A preocupação para a região é com o final das chuvas que interferem nas lavouras. “Teremos um começo de abril com condições de chuva, mas esse padrão muda ao longo do mês”, afirma o CCO da FieldPRO. A umidade tende a diminuir gradativamente a partir desta época do ano.

Nordeste

O Matopiba (região que abrange parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) terá regularidade e chuvas bem distribuídas de chuvas em todo o mês de abril. As temperaturas seguem altas, sem mudança no padrão. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), região de instabilidades entre os hemisférios norte e sul, deve provocar chuvas fortes que ligam o alerta para problemas, principalmente no litoral norte – desde o Ceará até o Rio Grande do Norte.

Norte

A região ampla, caracterizada por diferentes características climáticas, terá de forma geral um começo de abril com chuvas intensas. As áreas que mais devem receber precipitações são o sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. Segundo o meteorologista, ao longo do mês, também espera-se uma pequena redução nas chuvas

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img