Grupo de pescadores que navegava pelo Rio Miranda, em Mato Grosso do Sul, realizou um resgate especial na última semana. Durante a pesca, eles avistaram uma gigante sucuri-verde (Eunectes murinus) presa a um anzol de galho e salvaram o animal da morte. A cena foi publicada nas redes sociais e comoveu internautas, que aplaudiram a atitude do responsável e o consideraram um verdadeiro herói.
Além do anzol preso em seu couro, a cobra estava enroscada na linha e em um tronco solto nas margens do Rio Miranda. Quando foi encontrada pelo grupo, a serpente já apresentava exaustão de tanto se debater para tentar se desprender da armadilha.
Prática comum na região o anzol de galho consiste em prender a linha na vegetação natural do local, sem que o pescador fique segurando a vara.
Essa modalidade costuma ser usada para pescar peixes de grande porte, mas, devido à falta de monitoramento, acaba se tornando um perigo para outros animais, como a própria sucuri.
Confira:
Anzol continuou preso no couro da sucuri
Assim que avistaram a serpente emboscada, os ocupantes do barco demonstraram preocupação e agiram com rapidez para salvá-la. Usando uma faca, o pescador Marino Pinheiro cortou a linha que deixou a sucuri presa e a libertou. Todos ficaram comovidos com a cena.
Logo após a soltura, a sucuri saiu em disparada e submergiu nas águas do Rio Miranda ao som de aplausos e gritos de comemoração. Contudo, não foi possível retirar o anzol de seu couro, que ficou com uma enorme ferida exposta.
“Ai que dó. Tadinha, deve estar exausta. Ela está cansada, cansada. Ainda bem que nós passamos. Ai que linda, ai que judiação”, comentou Deca Mugartt, uma das pescadoras que presenciou e filmou o resgate.
Nas redes sociais, o vídeo do salvamento da sucuri viralizou e encantou internautas, que elogiaram a postura do grupo. “Parabéns pelo sua atitude de consciência ambiental, do valor”, “Que incrível”, “Por mais pessoas assim” e “Se o mundo tivesse mais pessoas assim, com certeza seria melhor”, foram algumas opiniões.