A direção da Escola Estadual Vereador Kendi Nakai, localizada em Paraíso das Águas (MS), procurou a Polícia Civil para denunciar uma série de atos de vandalismo que vêm ocorrendo nas dependências da instituição, especialmente no banheiro masculino. Os episódios, considerados graves pela gestão escolar, têm gerado preocupação entre funcionários, pais e alunos.
Segundo o relato feito à unidade policial, as paredes do banheiro vêm sendo sistematicamente pichadas com palavras ofensivas, nomes de alunos e de outras pessoas, com conteúdo caracterizado como bullying. Em decorrência dos danos, a escola precisou realizar a pintura completa da área interna do banheiro, o que resultou em gastos significativos para a instituição. As notas fiscais referentes aos serviços e materiais utilizados foram apresentadas como comprovação dos prejuízos.
Além das pichações, a direção relatou que foram jogadas mandiocas no ralo do esgoto, comprometendo a rede de encanamento. Também foram encontradas espigas de milho e preservativos descartados na lixeira do banheiro, o que, segundo a direção, demonstra não apenas vandalismo, mas também uma total falta de respeito com o ambiente escolar.
Embora existam suspeitas sobre os possíveis autores dos atos, a identificação dos responsáveis não foi possível, já que, por questões de privacidade, não há câmeras de segurança instaladas nos banheiros da escola.
O caso foi oficialmente registrado na Delegacia de Polícia Civil de Paraíso das Águas, e a direção da escola solicitou que sejam tomadas as providências cabíveis. A comunidade escolar, por sua vez, manifesta crescente preocupação com a frequência dos atos de desrespeito e vandalismo e cobra medidas que reforcem a segurança e promovam um ambiente mais saudável e respeitoso para todos os estudantes.
BNC