No Ultimo Sábado (22), a Escola CEPE, esteve realizando capacitação a todos seu servidores em Primeiros Socorros Escolar, O Curso Foi Ministrado pela Instrutora Nacional de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha Brasileira Rosana Schultz, e com apoio dos Profissionais Renato e Xariane.
Essa é uma medida de extrema importância. Profissionais que lidam com educação
precisam, cada vez mais, estar capacitados para lidarem com os imprevistos . Vale ressaltar que o descumprimento da Lei Lucas pode resultar em multas que vão desde R$ 2 mil reais a R$ 1 milhão e suspensão de alvará de funcionamento , Infelizmente em Chapadão do Sul, ainda tem escolas e locais de atendimento a publico na área educacional ,sendo infantil e adulto sem realizar as exigências da lei, e sem certificação em Primeiros Socorros .
Lei 13.722/2018 foi criada em homenagem ao Lucas Begalli Zamora, que faleceu aos 10 anos após um acidente escolar em Campinas em que a criança se engasgou durante o intervalo escolar. Infelizmente, depois do ocorrido, a criança não resistiu.
O caso ficou conhecido em todo o país, o que tornou possível a criação de uma lei sobre o tema. A Lei Lucas estabelece obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros infantis para funcionários de escolas e outras instituições semelhantes.
A norma prevê a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros de pelo menos um funcionário de instituições escolares. Há também a determinação de que a capacitação seja realizada por profissionais da área da saúde, com um treinamento de no mínimo 4 horas, que deve ser renovado anualmente.
A Cruz Vermelha é uma referência mundial em primeiros socorros, e segue as diretrizes do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros da Federação Internacional da Cruz Vermelha ,Partindo dos protocolos internacionais, os instrutores contribuem para a formação de diversos outros profissionais, tornado-os aptos a lidar com situações de emergência
Cruz Vermelha Brasileira MS em Chapadão do Sul (67)996514545 ou (67)999581930