Com o objetivo de fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Figueirão, por meio do setor de Endemias, recebeu a capacitação para a implantação da ovitrampa, com a Especialista de Serviços de Saúde/Bióloga, da Coordenadoria de Controle de Vetores/MS, Camila de Almeida Barbosa. Essa tecnologia permitirá o monitoramento da presença do mosquito na cidade, auxiliando na identificação de áreas de maior risco e na tomada de medidas preventivas.
A ovitrampa consiste em um recipiente com água e uma palheta de madeira ou tecido especial, onde os mosquitos depositam seus ovos. Com a análise desses ovos, as equipes de saúde poderão mapear a infestação e agir rapidamente para evitar surtos. A implantação desse método será coordenada pelo setor de Endemias, garantindo um acompanhamento técnico eficiente.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância dessa ação no enfrentamento das arboviroses e reforça que a colaboração da população é essencial. “Além das ovitrampas, a prevenção continua sendo um trabalho conjunto. Precisamos que todos eliminem recipientes com água parada e sigam as recomendações para evitar a proliferação do mosquito”, afirma o secretário de Saúde, Pedro Ubiali.
Com essa iniciativa, Figueirão avança no monitoramento e combate ao Aedes aegypti, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população.