A gestão na saúde pública em Costa Rica/MS venceu a demanda reprimida e presta atendendo de excelência para a população, os pacientes são atendidos nas mais variada especialidades, assim como a realização de exames e cirurgias de media complexidade conforme afirmou o prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP),” vamos começar no próximo sábado dia 25/01 as primeiras consultas no município de quadril e joelho com inserção de prótese em Costa Rica, marcando uma nova era na saúde pública local”.
O avanço no atendimento visa desafogar a demanda que estava reprimida, porém uma parceira viabilizada pelo prefeito junto ao governo do estado disponibilizou para Costa Rica o programa “Mais Saúde e Menos Fila”. A Fundação Hospitalar é o canal que recebe os pacientes para resolução dos diagnósticos médicos como cirurgias eletivas (cirurgias programas).
Vale ressaltar que em Costa Rica, a fila de espera para cirurgias eletivas foi zerada com mais 2000 realizada.
O Município dispõe de estrutura hospitalar e equipamentos para a realização de exames de endoscopias, ressonância e tomografias. No ano de 2024 realizou mais de 550 cirurgias de catarata e PTERIGIO (carnosidade na superfície ocular que avança sobre a córnea). Atendeu pacientes dos municípios de Chapadão do Sul, Sonora, Pedro Gomes, Inocência, Corguinho, Alcinópolis e Figueirão.
O chefe do executivo destacou ainda o impacto positivo do programa, “estamos agilizando o acesso a serviços médicos, evitando o deslocamento para outras cidades”, afirmou.
A estratégia é de regionalização na saúde para que os pacientes não precisem se colocarem grandes distâncias é o foco do secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, “buscamos não apenas eliminar filas de espera, mas também aliviar a sobrecarga dos hospitais em outras regiões”.
Ainda de acordo com o gestor da saúde em Costa Rica: “o programa implantado oferece um sistema de saúde mais equilibrado e acessível, focado em melhorar a qualidade de vida da população”.
A expectativa do secretário é que as filas de espera para a realização de exames e cirurgias sejam gradualmente eliminadas e a saúde da população priorizada com atendimento ágil.
Daniel destacou e agradeceu o apoio recebido da equipe da Secretaria de Estado de Saúde, na pessoa do secretário, o médico Maurício Simões Corrêa, assim como a doutora Cristina e a superintendente do projeto MS Saúde, Maria Angélica.
Hora da Notícia