Fim de ano é uma das épocas em que as tentativas de golpes virtuais mais fazem vítimas. Surgem mensagens de criminosos se passando por alguém da família no WhatsApp, há produtos vendidos e não entregues, e por aí vai.
O fim de ano registra aumento de golpes virtuais, causando prejuízos financeiros e emocionais às vítimas. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul alerta para golpes bancários, mensagens fraudulentas, extorsão virtual e fraudes em compras online. Para se proteger, recomenda-se não compartilhar senhas, ativar a autenticação de dois fatores, evitar links suspeitos, desconfiar de relacionamentos virtuais rápidos e realizar compras apenas em sites confiáveis. Denúncias podem ser feitas em delegacias ou pela plataforma MS Digital.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul alerta que, além da perda de dinheiro, outros danos costumam ocorrer às vítimas.
“As consequências do estelionato virtual podem ser devastadoras, incluindo a perda de grandes quantias de dinheiro, danos à reputação e, em muitos casos, o comprometimento de dados pessoais e bancários. Além do impacto financeiro, essas fraudes frequentemente deixam marcas emocionais profundas, como a sensação de violação e a perda de confiança no ambiente digital”, cita o delegado titular da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro, Rodrigo Camapum.
Ainda segundo a Polícia, os crimes virtuais mais comuns são:
Golpes bancários e financeiros: criminosos usam engenharia social para obter acesso a dados pessoais e contas bancárias ou induzir as vítimas a fazer transferências sob falsas promessas ou ameaças;
Golpes por mensagens e aplicativos: estelionatários se passam por pessoas conhecidas para pedir dinheiro em aplicativos de mensagens;
Golpes de relacionamento e extorsão: são criados perfis falsos para conquistar a confiança das vítimas e extorquir dinheiro ou ameaçá-las com a divulgação de fotos e vídeos íntimos;
Fraudes em compras on-line: golpistas se passam por compradores ou vendedores em plataformas de vendas na internet para desviar pagamentos ou não entregar os produtos adquiridos.
Como se proteger – Para evitar cair em golpes digitais, a Polícia Civil recomenda as seguintes medidas de segurança:
Nunca compartilhe senhas ou códigos de verificação;
Ative a autenticação de dois fatores em suas contas;
Evitar clicar em links desconhecidos ou suspeitos;
Não compartilhe conteúdos íntimos, mesmo com pessoas de confiança;
Desconfie de relacionamentos virtuais que evoluem rapidamente;
Realize compras apenas em sites reconhecidos e evite negociações fora de plataformas oficiais;
Questione preços muito baixos ou propostas com promessas de ganhos fáceis
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