A cerimônia e sua importância
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos eleitos estão aptos a tomar posse, entregando-lhes diplomas que comprovam sua eleição. Esses documentos contêm o nome completo do eleito, o cargo, a legenda partidária e a quantidade de votos recebidos.
O juiz da 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica, Francisco Soliman, presidiu a cerimônia e abriu os trabalhos com uma saudação aos eleitos, autoridades, familiares e presentes. “Sintam-se todas as pessoas presentes cumprimentadas e acolhidas”, declarou.
Antes a execução do Hino Nacional, a composição da mesa foi anunciada, contando com a presença de autoridades como: Francisco Soliman, juiz da 38ª Zona Eleitoral; George Cássio Tiosso Abbud, promotor de Justiça Eleitoral; Cleverson Alves dos Santos, prefeito eleito; Ronivaldo Garcia Cota, vice-prefeito eleito; Rosângela Marçal Paes, presidente da Câmara Municipal; Rafael Schiavinato Canova, presidente da 16ª Subseção da OAB de Costa Rica.
Outras autoridades presentes incluíram representantes do Judiciário, da Polícia Civil, Militar e Ambiental, além de membros da Junta Eleitoral.
Diplomação dos eleitos
A entrega dos diplomas foi realizada pelo juiz Francisco Soliman e outras autoridades da mesa. Entre os 11 vereadores eleitos e suplentes diplomados, destacaram-se: Fernando Barbosa Martins (PSDB): o mais votado, com 1.104 votos; Rayner Moraes Santos (PSDB): 971 votos; Artur Delgado Baird (PP): 707 votos; Jovenaldo Francisco dos Santos (PP): 571 votos; Ailton Martins de Amorim (MDB): 564 votos; Lucas Lázaro Gerolomo (PSD): 468 votos; Magno dos Santos Almeida (PP): 462 votos; Roseno Martins de Arruda (PSDB): 425 votos; Rosângela Marçal Paes (MDB): 422 votos; Alecksander da Silva Pimenta (Solidariedade): 386 votos e Claudomiro Martins Rosa (PL): 343 votos.
Os suplentes de cada partido que atingiram o quociente eleitoral também foram diplomados, consolidando o encerramento do pleito eleitoral em Costa Rica: Weliton Pereira de Oliveira, com 172 votos; Alexsandro Barros de Lima com 197 votos; Evair Gomes Nogueira, com 363 votos; Acir Ferreira, com 379 votos; Flavio Tavares da Silva, com 385 votos e Roger Salomão Reis, com 390 votos.
Os diplomas de prefeito e vice-prefeito foram entregues ao delegado Cleverson Alves dos Santos e Ronivaldo Garcia Cota, respectivamente, que obtiveram 9.902 votos pela coligação “Unidos por Costa Rica”.
Discursos de gratidão e compromisso
O vereador mais votado, Fernando Barbosa Martins, falou em nome dos eleitos, destacando sua gratidão à família e à população. Ele reafirmou seu compromisso de trabalhar próximo ao Executivo e criar políticas públicas eficazes.
Já o prefeito eleito, Cleverson Alves dos Santos, iniciou seu discurso elogiando o trabalho do Judiciário e do Ministério Público. Ele destacou que governar é “um ato de amor” e enfatizou a importância de superar desafios e valorizar a população. Contudo, seu discurso foi interrompido por um apagão no plenário, encerrando a fala antes de sua conclusão.
Encerramento
Mesmo no escuro, o juiz Francisco Soliman encerrou a cerimônia agradecendo a presença de todos e reforçando a importância do ato de diplomação como a última etapa antes da posse dos eleitos.
A diplomação marca o início de uma nova gestão em Costa Rica de 2025 a 2028, com a expectativa de que os eleitos cumpram seus compromissos e trabalhem pelo desenvolvimento do município.
Para acessar as fotos oficiais do evento, acesse o link