Paraíso das Águas deve compor a lista das 100 melhores cidades para se viver no Brasil, diz o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A avaliação é realizada pelo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que leva em consideração três fatores para calcular a qualidade de vida dos municípios, sendo elas: renda, educação e saúde.
Os últimos dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano são de 2010. Para o Valor, o instituto informou que os indicadores serão atualizados conforme o Censo de 2022. Porém, ainda não estão disponíveis.
Ainda foi afirmado que cinco cidades que ainda não eram municípios em 2010 serão incluídos no próximo ranking. Além de Paraíso das Águas, cidade que fica a 277 km da Capital, também devem passar a integrar a lista: Pescaria Brava (SC), Balneário Rincão (SC), Mojuí dos Campos (PA), Pinto Bandeira (RS).
Atualmente apenas Campo Grande representava MS na lista das 100 melhores cidades para se viver. Com IDHM de 0,784, a Capital estava na 100ª colocação, junto a outras nove cidades.