No dia 09 de outubro, uma equipe do Hemosul de Campo Grande estará no ESF Planalto, localizado na Avenida Planalto nº 508, de Chapadão do Sul, para realizar a coleta de sangue dos doadores e cadastro de doadores de medula.
O teste para detectar doadores compatíveis de medula é realizado através de amostras de sangue. Quem desejar se tornar um doador deve também procurar o ESF Planalto, no dia 09 de outubro, para a coleta do sangue e o cadastro de doador.
A coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, reforça que a instituição atende a todo o Estado e destacou a importância de manter a regularidade nas doações para garantir a segurança dos estoques de sangue e hemocomponentes, essenciais para o atendimento de emergências e procedimentos médicos.
“As doações precisam ser constantes para que possamos atender a demanda dos hospitais e garantir que não faltem componentes sanguíneos para quem precisa”, explica a coordenadora.
Em todos os hospitais do Estado é mantido um estoque regulador de bolsas de sangue. Após a coleta, o material é enviado para o Hemosul, onde passa por testes e depois, segue para os hospitais.
Direito a folga no trabalho:
O abono da falta ao trabalho só é feito mediante comprovação da doação de sangue, que pode ser solicitada no momento e local da doação. Mas a folga é concedida somente uma vez a cada doze meses. Ou seja, a empresa só tem o dever de abonar a falta por doação de sangue apenas uma vez por ano
Veja nas imagens abaixo mais informações sobre o dia de doação e os critérios.