Com desfile de pelotões e certificação dada pelo governador Eduardo Riedel e o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, uma nova turma com 479 soldados foi formada para atuar na PM (Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira (18), no Comando-Geral de Campo Grande.
A turma se destaca por ter o maior número de mulheres na história e por ser 100% formada por policiais graduados, com ensino superior completo em diversas áreas, de acordo com o divulgado pelo governo. É, também, uma das maiores já formadas para ingressar na força de segurança de uma só vez.
Riedel discursou aos policiais formados e às famílias, que a função assumida é nobre e garante “paz e ordem para o nosso progresso”. Disse ainda que “a segurança pública é uma [área] basilar” e que não tem “medo de investir nos nossos policiais”, como governador. Finalizou falando que “a sociedade pode dormir tranquila” com o acréscimo das centenas de soldados ao efetivo.
Já Videira disse que a turma é inspiradora e “o melhor investimento para a população”. Quanto às características, avaliou que “é a melhor turma que a Polícia Militar já formou”, e agradeceu os familiares presentes por “entregarem os filhos e darem policiais para toda a população”.
“Estamos entregando o melhor que temos na sociedade”, complementou o comandante-geral da PM em Mato Grosso do Sul, Renato dos Anjos Garnes.
“Ser PM é um dom divino. Cuidem um do outro e aprendam com os mais antigos. Façam o que for preciso para manter a ordem pública e cumprir a lei”, falou o comandante, aconselhando os novos soldados.
O curso – A turma foi formada pelo 37º curso de formação para soldados da PM. Ele começou em 15 de janeiro deste ano e encerrou em 16 de setembro.
Os formandos receberam instruções teóricas e práticas sobre atividades militares, saindo habilitados, inclusive, no curso de agente de fiscalização de trânsito e no Programa Mulher Segura.
Entre as disciplinas teóricas que eles cursaram estão Direitos Humanos, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal, Defesa Pessoal, Atendimento Pré-Hospitalar, Psicologia e Saúde Mental, Educação Física e Policiamento de Choque.
A carga horária total foi de 2.192 horas-aula. A formação teve estágios operacionais em diversas unidades da Capital e do interior do Estado.