Leitora diz que é recordista em acumular tentativas de golpe no celular. “Todo dia chega um. Sei de todos os ‘lançamentos'”, brinca Cristina Lemos. Orgulhosa, afirma que nunca caiu em nem um deles, mas diz que “é hora de se antecipar ao bandido e começar a divulgar antes que alguém tenha prejuízo. Só quando tem uma vítima é que a população fica sabendo”, reclama.
O novo “lançamento” da bandidagem, como ela mesma diz, é o golpe da “antecipação do vencimento do cartão”. O detalhe é que os números batiam com os do cartão de Cristina, mas a mensagem não era lógica, avalia.
“De madrugada recebi uma mensagem, supostamente do meu banco, dizendo que eles anteciparam em sete dias o vencimento do cartão de crédito. É uma hora que vc já tá meio com sono e acaba clicando no link. Mas não cliquei. Quando que um banco vai fazer uma antecipação assim na véspera do cartão vencer? De manhã procurei a gerente e ela disse que isso não existe”.
Segundo Cristina, receber mensagens de golpistas tarde da noite é outra característica que reparou ao longo das tentativas. “As minhas chegam sempre à noite. Talvez porque não tenha mais banco aberto ou gerente pra gente ligar. Talvez porque a gente esteja menos esperta. Não sei”.