maior evento religioso da cidade de Figueirão, a paróquia já se prepara para acolher os milhares de devotos e fiéis que participarão no decorrer dessa grandiosa festa. Este ano, o evento ocorre entre os dias 06 a 11 de agosto.
A festa religiosa acontece há mais de 70 anos e reflete a devoção popular a Nossa Senhora da Abadia, a padroeira de Figueirão e protetora de sua população.
Conheça um pouco da História da Festa “Nossa Senhora da Abadia”
“Festa Nossa Senhora da Abadia” é um evento que merece destaque pela sua importância cultural e religiosa para o nosso povo.
Conforme informações de pessoas mais antigas que habitam a região, a Festa acontece desde os idos de 1.926 sendo, pois, uma das manifestações folclóricas mais antigas do povo figueirãoense.
Segundo relatos dos habitantes que estão a décadas no Figueirão, em 1.926 a revolução, para a conquista do poder se estendia por todo Estado do Brasil. Em Figueirão, ficaram localizados os “Revoltosos”.
Naquela época, Figueirão começava a receber, também, seus primeiros moradores, vindo de várias regiões do País. Os irmãos Nego Caruncho e Joaquim Caruncho, como eram conhecidos quando retornavam do Rio Preto, hoje São José do Rio Preto SP, traziam consigo a triste imagem que encontraram na viagem e ficaram extremamente preocupados quando chegaram em Figueirão e também foram alvo dos revolucionários que invadiram fazendas e apoderavam de tudo que interessavamlhes, como armas, alimentos.
Além disso, matavam reses gordas e tiravam só as melhores partes.
Os irmãos Carunchos, os senhores Manoel Crisoste Furtado e Joaquim Crisoste Furtado, trataram logo de fazer uma promessa para Nossa Senhora da Abadia para que nunca mais viesse a acontecer cenas preocupantes como aquelas que traumatizaram tanta gente na então localidade Figueirão.
Para tanto, prometeram que iriam rezar todos os anos, um terço da Nossa Senhora da Abadia, onde viajariam 30 dias com a Bandeira da Santa, com os foliões cantando e rezando o terço em todas as fazendas localizadas naquelas imediações rurais.
No dia 14 de agosto, com a chegada da Santa no local pré-determinado para ocorrer a Festa e onde a Santa seria recebida pelos festeiros.
Segundo a senhora Maria Crisóstomo, filha do Nego Caruncho, principal fonte de informações sobre os fatos da época, por várias vezes ocorre alguma contrariedade, com os foliões as vezes se excedendo.
Mas, segundo ela, o que vale é a intenção e por isso, mesmo com excesso, pedem sempre a Deus para que o pedido feito em promessas seja sempre atendido e que os responsáveis cumpram com a sua parte por toda vida.
A Festa de Nossa Senhora da Abadia é uma tradição forte no município, todo ano conta com a participação de gente de todas as partes da região.
PROGRAMAÇÃO;
– 06 a 10 – Quermesse
Dia 08 – quinta-feira – Baile com Carlito e Banda.
Dia 09 – sexta-feira – Show com Hugo Sales e Bailão com Sociedade Baileira.
Dia 10 – sábado – Show com Wando Soares e banda, bailão com Grupo Trem Bão.
Dia 11 – domingo – Churrasco com Leilão de Gado e Prendas.
Observação: Almoço gratuito, mas levar pratos e talheres.
Material editada com informação do jornal “A Voz de figueirão