spot_img
InícioDestaqueHomem morre engasgado com pedaço de carne em churrasco...

Homem morre engasgado com pedaço de carne em churrasco com a família em MS. Saiba como agir nestes casos

Um homem de 58 anos morreu engasgado com um pedaço de carne enquanto confraternizava com a família, na cidade de Amambai, distante cerca de 351 quilômetros de Campo Grande. O caso foi registrado pela polícia.

De acordo com o boletim de ocorrência, na tarde de domingo (21), a vítima comeu um pedaço de carne, quando começou a engasgar e já ficou desacordado. Familiares não conseguiram reanimá-lo e acionaram o Corpo de Bombeiros.

A vítima recebeu os primeiros atendimentos e depois foi levada ao Hospital Regional de Amambai, mas não resistiu e morreu. O caso foi registrado como morte a esclarecer.

Como fazer a manobra de Heimlich (em adultos e bebês) ensinada pelo site Tua Saúde

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de engasgamento, para retirar o pedaço de comida ou objeto que possa estar interrompendo a respiração e salvar a vida da pessoa.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.

Como fazer a manobra corretamente

Após se detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas secas nas costas com a base de uma mão.

Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimlich, que pode ser feita de 3 formas:

1. Na pessoa acordada

Imagem ilustrativa número 1

Esta é a manobra de Heimlich tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica. O passo-a-passo consiste em:

  1. Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
  2. Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
  3. Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
  4. Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
  5. Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, em alguns casos, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando. Neste caso, deverá ser feita a manobra adaptada para a pessoa desmaiada e já acionar o socorro como 193 do Corpo de Bombeiros ou 192 do Samu.

2. Na pessoa desmaiada

Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a manobra de Heimlich deve ser abandonada e deve-se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se de seguida as massagem cardíaca do suporte básico de vida.

Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência.

Veja o passo-a-passo para fazer a massagem cardíaca corretamente no final da matéria.

3. Na própria pessoa

Imagem ilustrativa número 2

É possível que uma pessoa se engasgue estando sozinha, e, caso isso aconteça,é possível aplicar a manobra de Heimlich em você mesmo. Neste caso, a manobra deve feita da seguinte forma:

  • Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica;
  • Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio;
  • Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho.

Repita o movimento quantas vezes for necessário, mas caso não seja efetivo, a manobra deverá ser feita com mais força, utilizando-se o apoio de um objeto firme e estável, que alcance a região da cintura, como uma cadeira ou um balcão. Assim, com as mãos ainda sobre o abdômen, deve-se empurrar o corpo com força contra o objeto.

O quer fazer em caso de bebê engasgado

Imagem ilustrativa número 3

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

Como fazer a massagem cardíaca corretamente

A massagem cardíaca é uma técnica que permite substituir o trabalho do coração e continuar bombeando sangue pelo corpo, mantendo a oxigenação do cérebro.

É considerada o elo mais importante do suporte básico de vida, após a busca de socorro médico.

A massagem cardíaca deve ser sempre iniciada quando a vítima está inconsciente e não respira. Para avaliar a respiração deve-se colocar a pessoa de barriga para cima e depois encostar o rosto junto da boca e do nariz da pessoa e olhar para o peito. Caso não se veja o peito subindo, não se sinta a respiração no rosto e não se ouça nenhuma respiração, deve-se iniciar a massagem. Esta avaliação não deve demorar mais que 10 segundos.

1. Como fazer em adultos

https://static.tuasaude.com/media/article/yh/fh/como-fazer-massagem-cardiaca_55070.jpg

Para fazer a massagem cardíaca em adolescentes e adultos, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Ligue para o 192 e chame uma ambulância;
  2. Mantenha a pessoa de barriga para cima e numa superfície dura;
  3. Posicione as mãos sobre o peito da vítima, entrelaçando os dedos, entre os mamilos como mostra a figura abaixo;
  4. Empurre as suas mãos com força contra o peito, mantendo os braços esticados e utilizando o peso do próprio corpo, contando, no mínimo, 2 empurrões por segundo até a chegada do serviço de resgate. É importante deixar que o tórax do paciente volte a posição normal entre cada empurrão.

A massagem cardíaca normalmente é intercalada com 2 respirações a cada 30 compressões, no entanto, caso seja uma pessoa desconhecida ou caso não se sinta à vontade para fazer as respirações, as compressões devem ser mantidas de forma contínua até à chegada da ambulância.

Embora a massagem possa ser feita por apenas 1 pessoa, é um processo muito cansativo e, por isso, caso exista outra pessoa disponível é aconselhado revezar a cada 2 minutos, por exemplo, aproveitando o momento das respirações para fazer a troca, evitando que as compressões sejam paradas por mais de 30 segundos.

2. Como fazer em crianças

https://static.tuasaude.com/media/article/wk/fi/como-fazer-massagem-cardiaca_55123.jpg

Para fazer a massagem cardíaca em crianças de até 10 anos os passos são ligeiramente diferentes:

  1. Chame uma ambulância ligando para o número 192;
  2. Deite a criança numa superfície dura e posicione seu queixo mais para cima para facilitar a respiração;
  3. Faça duas respirações boca a boca;
  4. Apoie a palma de uma das mãos, com os dedos levantados, no peito da criança, entre os mamilo;
  5. Pressione o tórax com somente 1 mão, contando 2 compressões por segundo até a chegada do resgate.
  6. Faça 2 respirações boca-a-boca a cada 15 compressões.

Ao contrário dos adultos, as respirações na criança devem ser mantidas para facilitar a oxigenação dos pulmões.

3. Como fazer em bebês

https://static.tuasaude.com/media/article/sn/do/como-fazer-massagem-cardiaca_55119.jpg

No caso de um bebê deve-se tentar manter a calma e seguir os seguintes passos:

  1. Chame uma ambulância, ligando para o número 192;
  2. Deite o bebê de barriga para cima sobre uma superfície dura;
  3. Posicione o queixo do bebê mais para cima, para facilitar a respiração;
  4. Retire qualquer objeto da boca do bebê que possa estar dificultando a passagem de ar;
  5. Inicie com 5 respirações lentas de 1 segundo boca a boca. O ideal é cobrir a boca e o nariz do bebê com a boca. Em alguns casos, o bebê pode voltar a respirar e, aí, deve-se interromper o suporte. Porém, caso o bebê continue sem respirar, deve-se avançar para os seguintes passos;
  6. Posicione 2 dedos sobre o meio do peito, normalmente são colocados o dedos indicador e médio entre os mamilos, como mostra a figura;
  7. Pressione os dedos para baixo, contando 2 empurrões por segundo, até a chegada do resgate.
  8. Faça 2 respirações boca-a-boca após cada 15 compressões com os dedos.

Assim como nas crianças, no bebê as respirações a cada 15 compressões também devem ser mantidas para garantir que existe oxigênio chegando no cérebro.

Caso o bebê esteja engasgado não se deve inciar a massagem cardíaca sem primeiro tentar retirar o objeto e restabelecer a via aérea.

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img