O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Mato Grosso do Sul emitiu nota de pesar pela morte da arquiteta Giovane Teodoro de Brito Chaparro, de 47 anos, em um acidente cujo veículo capotou na BR-060 entre Paraíso das Águas e Camapuã. No mesmo acidente, na noite de domingo (2), os pais da arquiteta também não resistiram.
Conforme a nota, Giovane era Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (PPG/FAU/UNB), especialista em Restauro de Monumentos e Conjuntos Históricos (CECRE) da Universidade Federal da Bahia; graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP (1999).
Professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Unigran Capital e da Faculdade Estácio de Sá, ministrava aulas nas disciplinas de Conforto Ambiental, Luminotécnica e Ergonomia; Estética e História da Arte, Arquitetura e Urbanismo; Planejamento e Desenho Urbano; Planejamento Urbano e Regional; Responsabilidade Social e Ambiental; Teoria da Arquitetura; Teoria da Arquitetura e Urbanismo e Técnicas Retrospectivas.
Atuava nas áreas de projeto arquitetônico, acompanhamento e gestão de obras, inventários de patrimônio histórico e cultural, conservação preventiva, patrimônio imaterial e educação patrimonial.
“Aos familiares, alunos e amigos, nossos sinceros sentimentos”, finaliza.
Capotamento
Os pais de Giovane, Iara Maria Teodoro de Brito, de 70 anos e José Maria de Brito, de 73 anos, também morreram.
No veículo, ainda, estavam mais dois adolescentes, que foram levados para o Hospital de Camapuã. O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estiveram no local para prestar atendimento às vítimas.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também compareceu. As informações apontam que o veículo saiu da pista em alta velocidade, capotou e ficou totalmente destruído.
As informações apontam, ainda, que os adolescentes foram medicados e estão fora de perigo. O caso foi registrado como morte a esclarecer na Delegacia de Paraíso das Águas.