O governo da China bloqueou os embarques de carne bovina de uma fábrica da JBS localizada em Greeley, Colorado (EUA), ao país asiático, conforme informação divulgada pela agência de notícias Reuters nesta quarta-feira (29/5). A suspensão teria ocorrido devido à identificação de traços do aditivo alimentar ractopamina na proteína destinada aos chineses.
A suspensão entrou em vigor na segunda-feira, de acordo com informações do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).
Além disso, a China bloqueou a entrada de produtos de carne e aves provenientes da companhia Cool Port Oakland, em Oakland, Califórnia (EUA), a partir da mesma data, de acordo com o site do USDA.
A ractopamina é um aditivo alimentar usado para aumentar o peso dos animais. Seu uso foi proibido ou restringido em pelo menos 160 países, incluindo a União Europeia, a Rússia e a China.
De acordo com a Reuters, no início deste ano, grandes grupos de segurança alimentar, ambientais e de direitos dos animais entraram com uma ação judicial contra um órgão do governo norte-americano buscando forçá-lo a reconsiderar as aprovações da ractopamina, que, segundo eles, está colocando em risco a saúde humana e causando estresse em animais de fazenda antes do abate
Por Valor — São Paulo