Todos os anos, no dia 2 de abril, o mundo se reúne para comemorar o Dia de Conscientização do Autismo. Este dia significativo lança luz sobre o Transtorno do Espectro do autismo (TEA), um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta milhões de indivíduos.
Para marcar a data, A APAE de Chapadão do Sul, em parceria com a Administração Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, realizou a palestra, com o Tema “ Com Amor e Carinho as Peças se Encaixam” proferida pela Pediatra Cristiana Fraga, pelo Neurologista, Lucas Moura e a Psicóloga Thaila Alves. O evento foi direcionado para pais e alunos com deficiência, cuidadores da educação especial, professores e equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino.
Iniciativas como esta têm como propósito combater a desinformação e o estigma associados ao autismo. De acordo com a organização, a palestra oferece uma chance para desfazer preconceitos e esclarecer conceitos, destacando o potencial das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas oportunidades de crescimento, contribuição e realização.
A palestra deu para compreender que “O olhar e a estimulação precoce são cuidados que toda a criança precisa, bem como intervenção para atuação direcionada e diferenciada junto ao bebê de risco, a partir de um conjunto de atividades propostas a fim de trabalhar de forma lúdica e prazerosa nas diferentes áreas do desenvolvimento infantil”.