Na madrugada de sábado (20), um motorista de 31 anos, foi preso depois de ser flagrado pela PM realizando manobras perigosas e empreender fuga pelas ruas de Costa Rica e só parar quando veículo invadiu uma calçada e atolou.
De acordo com informações da Boletim de Ocorrência, por volta das 02h30min, uma guarnição da Polícia Militar de Costa Rica, realizava patrulhamento de rotina, quando flagraram um veículo Chevrolet Corsa em atitude suspeita e realizando manobras perigosas e dando indícios que o condutor poderia ter feito consumo de álcool.
Diante da suspeita, os policiais tentaram realizar a abordagem, com sinais luminoso e sonoro, momento em que o automóvel empreendeu em fuga de forma desordenada, invadindo a contramão e colocando todos em risco, inclusive em frente aos bares da cidade, como Meu Bar e o Bar do Batata, lugares que estavam com aglomeração de pessoas. (Veja o vídeo no final da Matéria).
Os militares acionaram reforço de outra e saíram no encalço do veículo e foi se prolongando por todas as ruas adjacentes aos locais mencionados, posteriormente, já com as duas viaturas no acompanhamento tático, o Autor dos fatos, adentrou no Centro de Evento Ramez Tebet e empreendeu fuga sentido Bairro do Vale do Amanhecer, passando por diversos cruzamentos de forma acelerada e quase colidindo com muros, casas e placas.
Em seguida seguiu em direção ao Bairro Flor do Cerrado, continuando a desrespeitar todas as sinalizações da via, entrando na contramão e apenas na rua Pernambuco com a Rua Marte, o motorista veio a colidir com a calçada e adentrou no mato com o veículo e atolou em um monte de terra.
No sinistro, esse veio a chocar sua cara no volante e desceu agitado, ocasião em que os agentes de segurança pública conseguiram imobilizá-lo, através do uso diferenciado da força o contiveram. Mesmo assim o Autor tentou agredir os militares, por meio socos e chutes, sendo dado a resposta na medida necessária para realizar sua prisão, ser algemado e condução ao compartimento de preso.
Após contenção, foi oferecido teste de Etilômetro, sendo recusado pelo motorista, onde feito o termo de constatação de alteração de capacidade psicomotora nº 0617, já que apresentou olhos vermelhos, forte odor etílico, dificuldade de equilíbrio, fala alterada, agressividade e euforia.
Além disso, foi tipificado pelo crime de Direção perigosa, pois realizou diversas manobras perigosas, desrespeitando a sinalização e ainda trafegou na contramão; ademais, crime de dirigir sem CNH gerando perigo de dano, uma vez quase atropelou pessoas durante a fuga, e ainda veio a colidir e danificar a calçada quando teve o sinistro do carro; não obstante, ainda jogou o carro por diversas vezes nas 02 (duas) viaturas. Ainda incorreu no crime de desobediência por não respeitar as ordens de parada da viatura; resistência e tentativa de lesão corporal dolosa ao descer e vir para cima dos militares com socos e chutes; cabe salientar que durante os procedimentos ainda ofendeu os militares relatando que eram uns “merdas”, “que a profissão não valia nada”. Por fim, o indivíduo foi levado para a DP, o veículo foi recolhido ao pátio do Detran por inúmeras infrações administrativas, sendo feitos as autuações de praxe.
O Autor dos fatos, encontra-se em regime Semi Aberto, tendo violado diversas regras de tal, sendo de alta periculosidade para a sociedade Costarriquense, conforme seu histórico de Homicídio, Associação e Tráfico de Drogas, Porte irregular de arma de fogo.