Neste sábado tem vacinação contra a raiva

Você que tem um animalzinho de estimação tem um importante compromisso neste sábado, 19. Anote na Agenda: A vacinação contra a raiva será no horário das 07 às 17 horas. Veja no final do texto o endereço dos locais de vacinação.

A Secretaria de Saúde, através do Canil Municipal, informou que mais de 38 profissionais serão mobilizados para o Dia D de Vacinação contra a raiva de cães e gatos, pois é uma doença de saúde pública grave. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 80% dos cães de nossa cidade.

A RAIVA é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais ( mamíferos ) e ao homem, é uma ZOONOSE. A transmissão se dá através do contato com animal infectado, principalmente pela mordedura e através da lambida em feridas abertas, arranhões e mucosa.  A saliva é o local onde o vírus tem sua maior concentração e pode estar presente até cinco dias antes de manifestar os sintomas. Na zona urbana os cães são os principais transmissores da doença.

Na área rural e na natureza um dos transmissores da Raiva é o morcego hematófago –  que se alimenta de sangue e animais silvestres.

Os principais sintomas da Raiva são: mudança de comportamento ( tenta fugir, atacar, uiva muito) , procura de lugares sem claridades, agressividade, aumento da salivação (baba ), perda de apetite, falta de coordenação motora e paralisia e morte.

Vale salientar, que alguns animais intoxicados com agrotóxicos ou estricnina, tem sintomas parecidos com o da Raiva.

A RAIVA não tem cura, portanto, a vacinação é a única maneira de controlar a doença.

POSTOS DE VACINAÇÃO:

– Mercado Planalto – Av. E

– Associação do B. Esperança

– Antigo Bar Canavieiras – Rua 27

– Praça 23 de outubro

– Praça de Eventos

– Igreja N.Sra. de Fátima –  Av. S. Paulo

– Bia salgados – Av. Tocantins

– Escola Cecília Meireles – Av. Goiás

– Escola Erico Veríssimo – Av.Goiás

– Posto Ecológico – Av.Goiás

-ESF Sibipiruna – Av. R. G. do Norte

– Conveniência Oliveira – Rua Paranaíba 1073

NÃO DEIXE SEU MELHOR AMIGO FICAR COM RAIVA, VACINE.

Comentários

Comentários